De 05 a 15 de setembro, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart realizam o 13º Festival de Dança de Araraquara, apresentando a diversidade da dança, através de coreografias de balé clássico, danças urbanas, dança contemporânea, jazz, danças populares/étnicas, dança de salão e danças circulares.
Exibições de filmes, palestras, mostras de academias, Jam session e vivências complementam a programação que é inteiramente gratuita. O 13º Festival de Dança de Araraquara tem parceria com o SESC – Araraquara, a Secretaria de Estado da Cultura, Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, Funarte e Danzarin.
Abertura – A programação se inicia com a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), no dia 05 (quinta-feira), às 21h, no Teatro Municipal. No repertório, marcado pela variedade das obras, destaca-se “Petite Mort”, de Jirí Kylián, estreia da Companhia no último mês; além de “Peekaboo”, de Marco Goecke; o “Grand Pas de Deux de Dom Quixote”, de Marius Petipa; e “Gnawa”, do coreógrafo Nacho Duato.
A mesma programação da SPCD será apresentada também no dia 06 de setembro, no mesmo local e horário, mas com um diferencial: a SPCD apresenta pela primeira vez em Araraquara um espetáculo de dança com recurso de audiodescrição. O método possibilita que portadores de deficiência visual, por meio de mediação linguística por fones de ouvido, desfrutem de um espetáculo especialmente traduzido para uma linguagem intersemiótica que os inclui e os emociona durante a apresentação da Companhia.
Esta é a segunda apresentação promovida com apoio do Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura – uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, firmada com o objetivo de viabilizar a implantação de recursos de acessibilidade comunicacional em produtos culturais diversos.
A cidade também receberá os Programas Educativos e de Formação de Plateia da Companhia. Voltado para o público infanto-juvenil, o “Espetáculo Aberto para Estudantes”, que visa aproximar o jovem espectador do universo da dança, acontece dia 06 de setembro, às 15h, no Teatro Municipal de Araraquara. Na ocasião, os participantes assistem a trechos das obras que fazem parte do repertório da Companhia.
Os ingressos devem ser retirados no dia da apresentação (05 ou 06), a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro, sendo até dois ingressos por pessoa.
Espetáculos e apresentações – As Danças Urbanas dão continuidade à programação do Festival, no domingo (08), com uma Jam Session que inclui performances de dança – com popping, locking e breaking – a partir das 13 horas, no Sesc Araraquara.
Na quinta (12), os alunos do 3º ao 6º ano da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira apresentam o espetáculo “As Mil Faces de Portinari”, no Teatro Municipal, às 20 horas. Participam aproximadamente 180 alunos, com 15 coreografias de balé clássico, dança contemporânea, sapateado, capoeira, música e teatro. Vale destacar que os figurinos e adereços do espetáculo foram confeccionados pelos próprios alunos na oficina de Artes Visuais da EMD. Informações sobre ingressos na EMD, pelo fone 3301-1929.
A bailarina Aretha Maciel apresenta “Não lugar” na sexta (13), às 20 horas, no Teatro Municipal. Após a apresentação, acontece a Mostra de Coreografias Locais, com a participação de grupos, academias e escolas de Araraquara. A retirada de ingressos será no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro, com retirada de até dois ingressos por pessoa.
No dia 14 (sábado), Aretha Maciel apresenta outro espetáculo: “Alívio”, também seguida pela apresentação da Mostra de Coreografias Locais, porém com horário um pouco mais cedo que o dia anterior: no sábado o início será às 19 horas. Importante ressaltar que antes destas apresentações, às 18 horas, em frente ao Teatro Municipal, será realizada uma Jam Session de dança contemporânea, aberta a quaisquer interessados. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h na bilheteria do teatro.
A programação se encerra no domingo (15), com duas atividades no Sesc Araraquara: uma Vivência de Danças Circulares e a apresentação do espetáculo “Atrás do Pensamento”.
A Vivência de Danças Circulares, com Lidia Duarte e Andréia Borges Moreno, será realizada às 12 horas, enquanto o espetáculo “Atrás do Pensamento”, com o Núcleo de Formados e Formandos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira – inspirado na obra “Água Viva”, de Clarisse Lispector – será às 15 horas.
Debates e cinema – No dia 11 (quarta), às 19 horas, no Teatro Municipal, Priscilla Yokoi realiza a palestra “Linha 7 Passos”, no Teatro Municipal. Patrocinada pela Capezio, a bailarina aborda questões relacionadas ao uso da sapatilha no Balé. Evento destinado a bailarinos em geral (iniciantes ou profissionais) e interessados em geral.
No sábado (14), às 10 horas, na Escola Municipal de Dança apresenta a mesa redonda “Políticas Públicas e a Dança em São Paulo – Estratégias, Avanços e Desafios”, com Hélvio Tamoio (vice-presidente da Cooperativa Paulista de Dança – CoopDança).
A Dança comanda ainda o Cinema em Série no mês de setembro, em homenagem ao Festival de Dança. A abertura do programa se inicia com o filme “Flashdance – em ritmo de embalo” na segunda-feira, dia 02 de setembro, às 20 horas, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa.
A programação do Cinema em Série “Especial: Dança” apresenta ainda: “Carmen” (dia 09), “O baile” (dia 16), “Footloose – ritmo louco” (dia 23) e “A última dança” (dia 30).
PROGRAMAÇÃO:
Dia 05/09
21h: Abertura Oficial – Apresentação São Paulo Cia. de Dança
Espetáculos Peekaboo/ Dom Quixote/ Petite Mort/ Gnawa
Local: Teatro Municipal
Retirada de ingressos a partir das 13h na bilheteria do teatro. Retirada de 02 ingressos por pessoa
Livre
– Realização: Governo do Estado de SP
Dia 06/09
21h: Apresentação São Paulo Cia de Dança
Espetáculos Peekaboo/ Dom Quixote/ Petite Mort/ Gnawa
Local: Teatro Municipal
Retirada de ingressos a partir das 13h na bilheteria do teatro. Retirada de 02 ingressos por pessoa
Livre
– Realização: Governo do Estado de SP
Dia 08/09
13h: Jam Session – Danças Urbanas (performances de dança: popping, locking e breaking)
Local: SESC Araraquara
Livre
Dia 09/09
20h: “Carmem”
Cinema em Série
Local: Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa”
Livre
Dia 11/09
19h: Palestra “Linha 7 Passos”, com PriscilLa Yokoi
Local: Teatro Municipal
Apoio: Danzarin (3331-4953)
Livre
Dia 12/09
20h: Espetáculo “As Mil Faces de Portinari”, com alunos do 3º ao 6º Anos da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”
Local: Teatro Municipal
Informações na Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”: 3301 1929
Livre
Dia 13/09
20h: Espetáculo “Não Lugar”, com Aretha Maciel
Local: Teatro Municipal
Livre
Mostra de Coreografias Locais
Retirada de ingressos a partir das 13h na bilheteria do teatro. Retirada de 02 ingressos por pessoa
Livre
Dia 14/09
10h: Mesa Redonda “Políticas Públicas e a Dança em São Paulo – Estratégias, Avanços e Desafios”, com Hélvio Tamoio (Vice Presidente da Cooperativa Paulista de Dança – CoopDança)
Local: Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”
Livre
18h: Jam Session de Dança Contemporânea
Local: Praça Lívio Abramo (em frente ao Teatro Municipal)
19h: Espetáculo “Alívio”, com Aretha Maciel
Local: Teatro Municipal
Mostra de Coreografias Locais
Retirada de ingressos a partir das 18h na bilheteria do teatro. Retirada de 02 ingressos por pessoa
Livre
Dia 15/09
12h: Vivência de Danças Circulares, com Lidia Duarte e Andréia Borges Moreno(Focalizadoras)
Local: SESC Araraquara
Livre
15h: Espetáculo “Atrás do Pensamento”, com Núcleo de Formados e Formandos da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, inspirado na obra “Água Viva” de Clarisse Lispector
Local: SESC Araraquara
Livre