Com 41 graus, Araraquara bate recorde de temperatura

Araraquara registrou na segunda-feira, 29, o dia mais quente do ano. De acordo com dados oficiais da Defesa Civil, a temperatura chegou ao pico de 41º C. “Realmente, o calor estava insuportável e a cidade registrou o dia mais quente de 2012”, informou o coordenador da Defesa Civil do município, Edson Alves.

No domingo, os termômetros da cidade também já haviam registrado outro recorde: 40ºC. “A Defesa Civil não registrou nenhum caso grave de queimada. Mas é preciso ter cuidado”, disse Alves.

Noite quente

Durante a noite de ontem, a temperatura em Araraquara também permaneceu alta. Às 19h30, os termômetros marcavam 32ºC. Pessoas tentavam aliviar o calor de várias formas. “O jeito é ficar até mais tarde na rua e tomar um sorvete. Não dá para ir para casa direto, após o serviço. Vou esperar mais um pouco”, disse o auxiliar de escritório Wesley Oliveira, de 21 anos.

Para a dona de casa Márcia Nogueira, 32, o calor ‘pesa’ no final do mês. “É ventilador ligado e banho três vezes por dia. Só quero ver a conta da luz de novembro”, desabafou a mulher, enquanto se refrescava com um sorvete.





Outro alerta também é com relação ao índice UV (de raios ultravioleta), que mede o nível de radiação solar . Ele deve atingir a escala laranja, de ‘Muito Alto’. A temperatura mínima para hoje deve ficar em torno dos 20º C. Já a umidade relativa do ar, de acordo com o Climatempo, varia entre 24% a 67%. Este índice entra em ‘Estado de Atenção’ quando oscila entre 20% e 30%, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Altas temperaturas exigem cuidados especiais

O calor excessivo faz mal e pode até matar. O Ministério da Saúde tem à disposição, em seu site, algumas dicas importantes para a população. Dentre elas, está a recomendação de evitar a exposição solar prolongada, especialmente entre 11h e 16h. Também é necessário o uso de protetor solar (com índice nunca inferior a 15 nos adultos e 20 nas crianças). Também se deve ingerir bastante líquido (sem álcool ou cafeína).

Nos dias de calor intenso, recomenda-se realizar refeições leves e mais frequentes. As atividades que exigem esforço físico e permanência demasiada sob o sol devem ser evitadas. Use também roupa solta, de preferência de algodão, e de tons claros.

Fonte: Araraquara.com





Deixe seu comentário