A Via Rápida Emprego está oferecendo 160 vagas para cursos de capacitação gratuitos na área de petróleo e gás em quatro cidades da região. O projeto, que busca ampliar a mão de obra qualificada para atender as demandas do setor, tem duração de um a seis meses.
Os interessados, que devem ter idade mínima de 16 anos e residir no Estado de São Paulo, podem fazer as inscrições pela internet. Os documentos necessários são RG e CPF e o nível de escolaridade varia dependendo do curso.
Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.
A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os candidatos selecionados serão informados por correspondência oficial.
Entre as opções de estudos, estão: desenho e metrologia para inspeção, assistente de logística, mecânico de manutenção industrial, mecânica de usinagem básica, programação e operação de torno CNC, caldeiraria básica, desenhista mecânico, traçagem para caldeiraria, soldador, hidráulica e pneumática, ajustagem mecânica, eletricista e assistente administrativo.
As aulas são ministradas em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP, além de unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape).
As vagas da região estão divididas por:
Araraquara
Eletricista instalador – 32 vagas
Soldador eclético – 16 vagas
Cidade de Araras
Programação e operação de torno – 16 vagas
São Carlos
Soldador eclético – 16 vagas
São João da Boa Vista
Desenho e metrologia para inspeção – 32 vagas
Eletricista instalador – 16 vagas
Programação e operação de torno CNC – 32 vagas
Mais informações no site viarapida.sp.gov.br
Fonte: G1